quinta-feira, 25 de julho de 2013

Quatro dias na Serra da Bocaina

No último carnaval, com a loucura que costumar ficar nos aeroportos nesta época, decidimos ficar em São Paulo mesmo e ir conhecer a Serra da Bocaina, que fica pertinho de nós e pode ser acessada pelo município de São José do Barreiro-SP.


Procurando na net achamos a agencia MW Trekking que oferecia uma espécie de pacote de trilhas e hospedagem em uma pousada no meio da Serra, pertinho da entrada do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Geralmente, não compramos pacotes, mas esse nos pareceu tão atrativo que resolvemos arriscar e adianto que foi uma ótima escolha.



Chegamos depois do almoço na cidade de São José do Barreiro e deixamos o carro nos fundos da agencia, pois a subida da serra precisava ser feita em um 4x4. Da cidade até a Pousada Recanto da floresta, onde ficamos, gastamos uma hora e meia de jipe.


A Pousada era a coisa mais fofa e ficava em uma área florida no pé da Serra. Ela era administrada diretamente pelos donos Zé Milton e Paula, que são muito hospitaleiros e tornaram a nossa hospedagem muito agradável



Logo que chegamos, fomos conhecer a pequena Cachoeira do Paredão, que ficava pertinho da pousada. Apesar da água fria a cachoeirinha é encantadora.

No outro dia, acordamos cedo com os gritos dos jacus, que adoram ficar na área da Pousada durante a manhã comendo os pêssegos e morangos do jardim e enfim fomos conhecer o Parque Nacional e visitar a Cachoeira das Posses.


Depois de uma boa caminhada, chegamos a esta bela cachoeira. O percurso é feito quase todo por uma estrada que passa dentro do parque, então é bem tranquilo em termos de esforço físico.

No dia seguinte foi a vez do Pico da Bacia, que fica fora da área do Parque. A subida é íngreme e feita em trilha bem fechada, mas a descida é tranquila, feita em meio a áreas de pastagem. Quando subimos pegamos uma super neblina que encobriu tudo, sentimos como se flutuássemos nas nuvens, foi uma experiência inusitada.

E no último dia fomos à cachoeira de Santo Izidro, que fica bem perto da entrada do Parque e é ótima para um bom banho. Durante o tempo que estivemos lá fomos visitados por uma cobra que fez a alegria de alguns turistas.

Não podemos deixar de comentar da comida excelente servida na pousada. Pão caseiro, sopinhas, deliciosas sobremesas e um delicioso feijão. Como os donos são vegetarianos, quase todos os pratos eram sem carne e obvio que nos esbaldamos de comer!