sábado, 12 de setembro de 2015

Muita água em Carrancas-MG

Com mais feriado chegando, o plano foi conhecer mais um pedacinho desse lindo e hospitaleiro estado que é Minas Gerais. Madrugamos para não pegar o transito da saída de São Paulo e seguimos para Carrancas-MG. A viagem não é curta, mas a estrada cheia de paradinhas gostosas compensa as horas dirigindo.



Depois que você entra em Minas, são diversas paradas onde você pode saborear produtos da roça e comprar um queijinho para ir beliscando no caminho. A nossa dica é a Venda do Chico no KM 743 da Fernão Dias. Lá você pode comer um delicio rocambole de doce de leite ou experimentar a broa assada na folha da bananeira, entre outras delícias.


Chegando em Carrancas, nos hospedamos na Pousada Mahayana logo na entrada da cidade, que foi uma ótima surpresa. Os chalés são lindos, aconchegantes e com muito estilo, feitos com materiais de salvos de demolição. O café da manhã é ótimo, com delícias mineiras e a localização é perfeita, pois fica em um espaço lindo e tranquilo de floresta bem conservada. E tudo isso com um preço bem justo, então a Mahayana ganhou nossos corações e o nosso selo de pousada boa e barata em Carrancas!


A cidade é cheia de atrações para quem gosta de ecoturismo, mas como tínhamos poucos dias começamos pelo passeio mais tradicional que é o complexo da Zilda. Contratamos um guia na agencia Poliana e fomos para lá. Contudo, vale ressaltar que dá para conhecer o complexo sem guia, pois apesar de poucas indicações, todas as trilhas são bem curtas e fáceis, mesmo as para as cachoeiras menos visitas.



Não vamos aqui descrever todas as quedas d’agua, porque todas são muito lindas, mas vale ressaltar que pelo menos uma descida no escorrega é obrigatória, mesmo a água da cachoeira estando trincando de gelada. Agora o grande atrativo desse lugar é a inusitada Racha da Zilda!



Para acessa-la é preciso literalmente se jogar no poço do Sonrisal e depois nadar contra a correnteza em um lindo cânion de águas escuras até essa cacheira que desce com toda força pelas paredes de pedra da Racha. É sensacional! Não dá nem para descrever a beleza desse lugar e as fotos não mostram nem um quinto do que é de verdade. Fora a emoção de acessar pela primeira vez esse cânion que fica de frente para outra queda d’agua, a cachoeira dos Anjos.



No outro dia, fomos conhecer outro atrativo famoso: o Poço do Coração. O leito do rio forma diversas quedas d’aguas e poços onde é possível se deliciar em um lindo cenário, com muitos pássaros. Os locais mais famosos por lá são os poços de hidromassagem natural, que tem uma cor verde encantadora e o Poço do Coração, que dá nome ao complexo. Nesse poço, além do formato de coração, a diversão fica por conta de pular na água gelada para mergulhar e passar por uma fenda na rocha que dá no poço seguinte.



Também conhecemos o que eles chamam de Complexo da Vargem Grande, onde fica o belo Poço da Esmeralda. É fácil de chegar, não tem trilha, por isso fica um pouco cheio, mas vale chegar ao final da tarde para aproveitar a vista, quando a maioria das pessoas geralmente já foram embora. E por fim, passamos pelo complexo da Fumaça, mas algumas cachoeiras por lá estão poluídas, aí deu aquela tristeza... e acabamos nem ficando muito por lá.



A dica para comer é o Restaurante Magia da Terra, um delicioso quilo que serve só os alimentos que os proprietários produzem em um sitio perto da cidade. É tudo muito fresquinho e muito bem preparado, além de ter um preço bem em conta. Não deixe de provar os doces e compotas feitos pela 
proprietária, eles são um espetáculo!


Carrancas tem muitos outros atrativos, além de contar com toda a hospitalidade mineira, por isso logo menos pretendemos voltar para conhecer o que não coube nesse feriadinho.