Barreirinhas é conhecida como a cidade portal dos Lençóis Maranhenses, isso porque a cidade fica bem próxima ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, uma área de preservação ambiental.
A cidade é uma gracinha, minúscula e muito pacata. Lá as pessoas ainda se sentam na porta para olhar o movimento e a maior parte das ruas é de terras. Os lençóis são incríveis, lindo de mais e muito diferente das paisagens que já vimos.
Ficamos em uma pousada chamada Vitória do Lopez, que por sinal não recomendo. O preço é bom, mas o atendimento é péssimo, os quartos são ruins e o café da manhã só tem pão com manteiga e olhe lá. Sei que quando a pousada é baratinha não dá para esperar muita coisa, mas nessas nossas viagens já ficamos em tantas pousadinhas baratas que eram ótimas mesmo sendo bem simples, então sempre temos a expectativa de encontrar um lugar gostoso.
O primeiro passeio que fizemos aos Lençóis foi até a Lagoa Bonita, que por sinal, bonita é pouco, ela é linda. É só subir uma duna de areia que ela já aparece linda, azul e te convidando para um mergulho. E olha que as lagoas são formadas pela água da chuva! A paisagem é algo surreal, aquela imensidão de areia branquinha e aquela lagoa azulzinha ali no meio é incrível! Ficamos deslumbrados! E a lagoa ainda estava cheia de peixinhos!
O transporte até o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é feito pelas agencias em caminhonetes Toyotas adaptadas com bancos na traseira. O areião da estrada é bravo, então se você costuma enjoar com balanços tome Dramin antes de sair para não fazer feio.
O outro passeio que fizemos aos lençóis foi por um outro lado até chegar a uma série de lagoas com nomes como Lagoa da Preguiça, do Coração, do Peixe, da Paz etc. Todas muito lindas, mas algumas estavam meio rasas por conta da época do ano, mas deu para curtir um mergulho em quase todas. Um aviso aos navegantes, o sol nos lençóis é infinitamente forte, mas realmente muito forte e no meio daquelas dunas você não tem onde se abrigar, então leve ao boné, chapéu, protetor solar e vá de camiseta para proteger as costas e os ombros, porque o sol lá não é brincadeira.
Também conhecemos a Praia de Camburé em um longo passeio de barco que incluiu uma parada no que eles chamam de pequenos lençóis, que são um conjunto de dunas menores, sem lagoas e de areias amareladas. Camburé é uma praia linda, quase deserta, de mar azul e forte. Realmente vale a visita e o passeio de barco é uma delícia, mas prepare o bolso! Nessa praia é feita uma parada para o almoço, pois tem alguns restaurantes que são caríssimos, se você não quer deixar todo o seu dinheiro lá leve um lanche e faça um piquenique na praia.
Falando em comida, em Barreirinhas, descobrimos uma lanchonete deliciosa e baratinha, chamada Suculenta, na rua principal. Lá as donas servem lanches e refeições rápidas por um preço ínfimo. E ainda tem sucos naturais de frutas da região e coca-cola de garrafinha! O suco de Bacuri foi minha grande descoberta, tomei até enjoar.
No Beira Rio tem vários restaurantes gostosos também. E lá resolvemos provar a tal Peixada Maranhense, um prato bem típico da região feito com pescada amarela, legumes, ovos e leite de coco. É uma delícia!
Depois de quatro dias resolvemos, com muita dor no coração, deixar barreirinhas e rumar para o Delta do Parnaíba, também conhecido como Delta da Américas. No próximo post conto como foi a nossa aventura para chegar ao Piauí.
Conhecer Barreirinhas e os Lençóis Maranhenses foram um dos pontos mais altos da nossa viagem pela Rotas das Emoções e deixaram muita saudades. Foi simplesmente uma experiência incrível!
Olá ,gosto muito do site, porém fica meio vago algumas coisas, por exemplo .. viagens são feitas para serem inesqueciveis e não só mais uma... pq não contam como chegaram a escolher,o pq da escolha ......já parei de ler muitos sites pq casais, amigas sempre enchiam a lista de viagens e viagens mas muitas vezes ficam vagas coisas simples, que se tornam importante no blog.!
ResponderExcluirÉ isso.
Olá Rogério, criamos esse blog para dividir nossas vivências com pessoas que, como nós adoram, viajar. Nossa idéia é postar informações que geralmente não achamos na web sobre os destinos, como passeios que valem a pena, lugares bons e baratos para comer e se hospedar etc. Agradecemos muito a sua sugestão e vamos tentar escrever sobre essas coisas que você mencionou também. Um abraço
ResponderExcluirOi Vania,
ResponderExcluirDou uma sugestão que acredito que valhe a pena vocês conhecerem , Já pensou em Bonito?(Mato Grosso do Sul) é lindo demais !É uma sugestão para casais irem curtir uma segunda lua de mel, é um lugar indescritivel!
Espero ter ajudado.
Olá Rogério,
ResponderExcluirAgradeço a sugestão. Já estivemos em bonito e no pantanal antes de criar esse blog. Realmente é muito bonito e vale a visita
Um abraço
Olá Vania,
ResponderExcluirAdorei o seu blog,em julho vou para São Luís, Lençois,Parnaíba e Jeri os dois últimos ja conheço e amo!
Eu e meu marido viajamos sempre de carro e com três crianças abordo,e suas dicas nos ajudaram esclarecer algumas dúvidas obrigada.
Bjim
Vania,
ResponderExcluirestarei indo cruzar a rota em junho e suas informações foram bem úteis.
valeu!
Ótima Páscoa pra vcs!