Feriado à vista, hora de buscar um novo destino!
Como o tempo ainda estava bom, em maio resolvemos variar dessa vez e ir para praia. Destino escolhido: Ilha do Cardoso!
Ilha do Cardoso |
Para quem não sabe a Ilha do Cardoso é uma Parque Estadual com 151 quilômetros de extensão na divisa de São Paulo com o Paraná. Para chegar a esta área protegida é necessário ir até Cananeia, deixar o carro em alguma rua ou estacionamento e pegar um barco.
Caminho pra Praia |
Na temporada, algumas escunas fazem o percurso a um preço mais acessível, mas em finais de semana normais e feriados menos concorridos é necessário pegar uma voadora para chegar a Ilha. Os pilotos cobram em média R$150 reais para o trajeto ida e volta. Para economizar ficamos lá no píer fazendo hora para ver se chegava mais alguém para rachar esse custo. Logo apareceu um casal e seguimos caminho agora pelo mar.
O percurso dura em média trinta minutos, mas o mais bacana é passar pela “baia dos golfinhos”, onde é muito difícil não avistar um desses lindos animais marinhos. Nós vimos vários, tanto na ida quanto na volta.
Golfinhos |
Ficamos hospedados na Pousada Ilha do Cardoso, no Maruja. A pousada é bem simples, mas tem banho quente a gás e uma lâmpada que funciona a noite, pois na Ilha não há energia elétrica e tudo dependente de gerador. Então, se pretende ir para lá leve sua lanterna!
Achamos o valor da diária um assalto, mas, por ser feriado todas, as pousadas por lá cobram preços abusivos, então outra dica é ir nos finais de semana normais ou levar a sua barraca e acampar, pois o camping com direito a banho quente é baratinho.
Pousada Ilha do Cardoso |
A Ilha é linda, as praias são encantadoras e limpíssimas. A vilinha do Marujá também é bem charmosa, mas prepare-se para gastar, só há dois restaurantes por alí que cobram uma grana por um PF básico e pagamento é só dinheiro.
No primeiro dia ficamos na praia do Marujá só curtindo o sol e o mar, mas no segundo dia fomos à Associação de Monitores da Ilha e fizemos um passeio que eles chamam de Cachoeira Grande. Cachoeira nem é tão grande assim. Depois de um percurso de 15 minutos de barco pegamos uma trilhazinha até o ponto onde o rio forma um poço com uma queda de água que rende um banho gelado.
Cachoeira "Grande" |
No outro dia fomos conhecer os que eles chamam por lá de Piscinas. Para chegar é necessário andar até o final da praia do Maruja, atravessar pelas pedras para a praia do Fole e andar até quase o final dessa praia. Depois é entrar na trilha e andar mais uns dois quilômetros. No final são muitos quilômetros andando pela praia no solão e poucos na trilha, mas o destino vale a pena. As piscinas que a cachoeira forma são lindas e rendem um banho delicioso de água doce, cristalina e cheia de peixinhos
Existem outros passeios oferecidos pelos moradores, mas todos são feitos de barco e dessa vez não tivemos tempo suficiente de fazer para faze-los. A volta a terra firme foi de voadora também, pois combinamos o ponto e horário para que ele pudesse nos buscar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário