quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Aventura ao Delta do Parnaíba

Ir de Barreirinhas (Maranhão) para Paraíba (Piauí) foi uma um grande aventura. Apesar de fazer parte da tal rota das emoções, não existe um ônibus de rodoviária que faça o trecho, a não ser que você volte para São Luiz e de lá pegue um ônibus que vai demorar muitas horas até chegar no Piauí.
Como descobrimos isso já quando estávamos em Barreirinhas, resolvemos perguntar pela cidade para ver se encontrávamos alguma alternativa. E conseguimos, descobrimos os tais “carros de linha”.

O “carro de linha” é uma caminhonete toyota adaptada com uns bancos na carroceria. Devem caber umas 12 pessoas. Os donos desses carros fazem trajetos entre as cidades próximas por caminhos que são quase trilhas de areião no meio da mata.

E lá fomos nós, às 8h em frente ao Banco do Brasil em Barreirinhas pegamos o primeiro carro de linha que, por quinze reais, nos levou até uma cidade chamada Paulinho Neves. Fomos deixados em frente a um restaurante em que às 12h outro de carro de linha passaria por ali e poderia nos levar até uma outra cidade tb no Maranhão chamada Tutóia, por dez reais.

Em Tutóia fomos deixados na rodoviária da cidade, pois às 14h teria um ônibus direto para a cidade de Parnaíba, no Piauí. Este foi o único trecho agradável da viagem, pois o sacolejo dos carros de linha no areião é cruel! Mas apesar disso a viagem foi interessante, pois passamos por muitos trechos de áreas rurais, vilarejos e também de mata. Pudemos observar mulheres lavando roupas no rio ou bordando na varanda, homens cuidando da criação ou tecendo redes de pesca, cenas bem incomuns nos dias de hoje. E enfim, chegamos a Paranaíba, às 16h30 mortos de cansaço.

Ao contrário de Barreirinhas, Parnaíba não é uma cidade pequena que vive do turismo. Ela é considerada a segunda maior cidade do Piauí em população e se destaca economicamente com a produção da cera de carnaúba.

Lá ficamos hospedados no Residencial Pousada, que foi uma opção boa e barata, pois era bem limpa e bem localizada. Entretanto, poderia ser chamada de pousada do silencio, isso porque os donos não falavam nada mais do que o estritamente necessário e descobrir os atrativos da cidade através deles foi uma missão quase impossível.

No dia seguinte fizemos o passeio ao Delta do Paranaíba, que é um fenômeno da natureza único nas Américas. Nesse passeio de barco pudemos observar dunas e mangues, várias espécies de caranguejos, pássaros, macacos e também pescadores tradicionais extraindo o caranguejo dos mangues, o camarão do rio etc.

Além disso, fizemos uma parada em uma ilha em que de um lado você podia tomar banho em um mar salgado e azulzinho e do outro no rio Parnaíba de água doce, isso a com poucos metros de distância.

O passeio foi excelente e inesquecível, mas uma dica: se você for fazer esse mesmo passeio agende com antecedência nas agencias da cidade, pois na baixa temporada e nos dias de semana eles têm dificuldade para formar grupos e você acaba tendo que pagar uma grana para alugar uma lancha.

A noite fomos experimentar o prato mais famoso da cidade: a caranguejada. Na av. Beira Rio tem diversos restaurantes em que você pode provar o famoso caranguejo a preços muito bons.

No dia seguinte acordamos cedo para continuar a nossa viagem pela rota das emoções. O próximo destino? A paradisíaca Jericoacoa no Ceará. Confira no próximo post!

1. Vania Schoemberner

Você fez a escolha mais difícil para um turista que não conhece a região. Bastava procurar uma empres especializada em turismo, em Parnaíba e Barreirinhas tem várias. Elas dispoem de trasportes especiais próprios para o traslado de turistas nesta região. Além do que eles tem folders explicativo que mostram e orientam os passeios, conduções, hotéis, pousadas, etc.
    Mas quem sabe, mesmo de forma inadequada, o passeio tenha compensado.

Deixo o meu e-mail para, se necessário, orientá-la, ajudá-la para os próximos passeios que sei, irão acontecer.

Abraços

José Wilson Albuquerque Santos
    josewilsonalbuquerquesantos@gmail.com

2. Olá José Wilson,
    Muito obrigada pelo comentário e presteza.
    De fato até achamos algumas agências em Barreirinhas que faziam esse translado em carros 4X4 super equipados, mas cobravam uma verdadeira fortuna. Então, optamos pelo transporte que os próprios habitantes da cidade usam e no final foi bem bacana.
    Um abraço

1. Você fala que pode ir direto de São Luis para o Delta. Existe ônibus direto sem passar por Barreirinhas?

2. Olá, existe sim. Dá uma olhada na internet a empresa que faz esse trecho é a Guanabara

3. Oi Vânia,

Adorei o blog. Uma sugestão de roteiro: Serra da canastra, onde nasce o rio São Francisco. Dica de hospedagem: parte alta da serra Hotel Fazenda Portal da Canastra (donos Nancy e Àlvaro muito simpáticos) municipio de Sacramento, parte baixa da serra: Pousada de Limeira, municipio de São José do Barreiro, tem até passeio de ultraleve, na cidade de São Roque de Minas: Estalagem Lopes, dona Diva a proprietária é um doce ou no Hotel Barcelos um pouco mais chique.

4. Olá Cecília, obrigada pela visita ao blog e pelas dicas!

5. Olá, eu e um amigo faremos esse circuito, a partir do dia 19.12 (SLZ + Barreirinhas + Parnaíba + Jericoacoara) e suas dicas foram valiosas!

6. Qual empresa de ônibus faz a linha Tutóia-Parnaíba?

1. Olá Ailton, como faz tempo que estivemos lá, não nos lembramos mais o nome da empresa. Mas a rodoviária de Tutóia era minuscula e só tinha esse unico ônibus que ia até Parnaiba, então não tem muito erro.
      Se eu não me engano o unico horário era após o almoço, umas 14hs.

2. Estarei lá em Março/2014. pelas minhas pesquisas:
      Rodoviária de Tutóia (98) 3479-1305.
      Horários 13h30 15h30.
      Empresa Coimbra

7. Bom dia.
    Eu e minha esposa estaremos em Barreirinhas até o dia 19 de janeiro de 2014 e gostaríamos de sugestões de passeios que nos levassem até Fortaleza no dia 26 de janeiro.
    Abraço grande, Paulo

8. Olá Paulo, veja algumas ideias nos nossos posts sobre a rota das emoções, mas fizemos tudo por conta própria, Então, se vc busca algo mais estruturado o melhor é ir atrás de uma agencia. Curta muito!

9. Estarei fazendo a Rota das Emoções em março/2014. As dicas estão sendo muito úteis. abração.

10. Que bom, Luiz Fernando! Depois nos conte como foi! Boa viagem!!!

1. Vania, estou postando aos poucos sobre a viagem no meu blog (http://www.dilbertrj.blogspot.com.br/). As dicas foram super úteis.

2. Olá Luiz!
      Muito bacana o seu blog! Adorei ler as postagens e relembrar essa viagem que para nós foi muito especial. E que lindas fotos! Vou incluir seu blog aqui no Caminho, como recomendado. Obrigada por compartilha!

3. Agradeço pelo comentário sobre as fotos. A idéia é essa, sempre trocarmos informações e idéias sobre as viagens, nos ajudando mutuamente... e se der tirar umas fotos... kkk. Abraços.

11. ola amigos mochileiros, estaremos em barreirinhas e regiao nos dias de 14 a 17, quem tiver alguma dica pra gente avise por favor, grato.

12. Olá !!! Eu e minha esposa teremos 11 dias para fazer Barreirinhas, Parnaíba e Jeri ....será que é viável ?

1. Acho eu que dá sim! Talvez não dê para ver tudo que tem por lá, mas vale a pena. Essa viagem é demais!

13. Acho que sim, são cidades bem estruturadas para o Turismo. Fiquei 17 dias e fiz muito mais que isso. Se quiser dar uma olhada no meu blog (http://www.dilbertrj.blogspot.com.br/) e no meu post no mochileiros (http://www.mochileiros.com/rota-das-emocoes-maranhao-piaui-e-ceara-marco-2014-t94862.html), ainda falta alguma coisa, mas dá pra vcs terem uma ideia.