quarta-feira, 16 de abril de 2014

De volta à Chapada Diamantina

Há cinco anos passamos uma semana na Chapada Diamantina, Bahia. Foi uma viagem muito especial a um dos lugares mais bacanas que conhecemos, mas o tempo foi curto e ficamos com aquele gostinho de quero mais no final.

Lençóis
Então, esse ano, resolvemos voltar à Chapada para fazer a trilha do Vale do Pati e conhecer alguns lugares que não tivemos a oportunidade de conhecer da primeira vez, como a Cachoeira da Fumaça e as ruínas de Igatu.

Dessa vez, para ganhar mais mobilidade e tempo, optamos por alugar um carro para Salvador. A estrada de Salvador para Lenções estava bem ruim por conta de obras na pista, por isso, gastamos quase 7 horas neste percurso, mas enfim chegamos na Chapada!

O primeiro destino foi a cidade de Lenções. Ficamos hospedados na Pousada mais em conta que encontramos, que foi a Pousada do Parque, na entrada da cidade. Mas já adianto que as instalações lá são meio mais ou menos, só a piscina que vale a pena mesmo, mas como foi a mais em conta ok.

Cachoeira do Sossego
Nossa primeira trilha foi a Cachoeira do Sossego, que é acessada por uma trilha que começa ainda na cidade. É possível começar a subida pelo Ribeirão do Meio ou pegar a trilha mais em cima, que foi o que fizemos. Para isso, suba por trás do Hotel Lenções e siga as placas até o inicio da trilha. Para quem tem um pouco mais de experiência dá para fazer tranquilo a trilha sem a condução de um guia, mas se não é este o seu caso, contrate um condutor na cidade, pois a trilha não é bem sinalizada e é necessário cruzar o rio em alguns pontos específicos para acessar a cachoeira.


Nós formos por conta mesmo e com um pouco de persistência e as dicas das pessoas que encontramos no caminho conseguimos chegar a essa linda cachoeira. A trilha exige um certo esforço físico, pois a maior parte dela é feita sobre as pedras nas margens do rio. Existe uma encosta no alto à esquerda em que é possível subir e sentar de frente para cachoeira para contemplar esse monumento da natureza.

No dia seguinte o nosso destino seria o Vale do Pati. Antes de sair de São Paulo já tínhamos fechado essa trilha com um guia que nos foi indicado por uma amiga, assim como o transporte até o inicio da trilha na cidade de Guiné e todos os outros detalhes para vivermos essa grande experiência.

Inicio da trilha para o Vale do Pati por Guiné
No próximo post contaremos tudo sobre esses quatro dias que passamos dentro do parque curtindo o mágico Vale do Pati!

Nenhum comentário:

Postar um comentário