sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Cânion Guartelá em Tibagi-PR

Esses tempos recebi um e-mail que mostrava umas fotos de um tal Cânion brasileiro que fica no Paraná, achei as fotos tão estranhas que decidi dar um Google para saber um pouco mais e descobrir duas coisas. A primeira é que as fotos eram de mentira, mostravam um lugar fora do Brasil e a segunda que, apesar das fotos serem falsas, sim existe um Cânion no Paraná! E aí começou a nossa viagem...

O Cânion Guartelá é o grande atrativo do Parque Estadual do Guartelá que fica entre as cidades de Tibagi e Castro, no Paraná. Fomos de carro até lá, pegando estradinhas interioranas para evitar a tão congestionada Regis e deu certo. Optamos por nos hospedar em Tibagi, uma minúscula cidade que vive essencialmente da agricultura que devastou quase toda a Mata Atlântica da região. Ficamos hospedados em uma Pousadinha economica chamada Alamanda, na praça central da cidade

Tibagi conta com uma estrutura razoável de hospedagem, mas no quesito alimentação ainda tem muito a melhorar. Na cidade só localizamos três restaurantes aceitáveis e um ainda só abria para o almoço! E não adianta espernear para o garçom, seu pedido vai demorar no mínimo uma hora para chegar e olha que não estou exagerando!

Ansiosos para conhecer os tais Cânions, acordamos cedo no primeiro dia, preparamos as mochilas e colocamos o pé na estrada. O Parque fica bem pertinho da cidade e tem entrada gratuita. Lá você tem apenas duas trilhas abertas ao público, optamos pela da cachoeira da Ponte que passa pelo que eles chamam de caldeirões (buracos alagados nas pedras do rio) e vai até um mirante em que se pode avistar a magnitude dos Cânions.

A trilha é leve, toda calçada e sinalizada para diminuir o impacto do turismo no parque. Infelizmente, não se pode chegar muito perto da cachoeira, mas a vista é impressionante. Os caldeirões são liberados para banho, mas como era um dia frio, resolvemos não experimentar.

Também visitamos duas cachoeiras lindas fora da área do Parque, mas em ambas foi necessário pagar entrada e não era permitido nadar. A foto abaixo é do Salto Santa Rosa

No dia seguinte optamos por fazer uma trilha fora da área do Parque, em uma área particular em que só é permitida a entrada com guia, a Trilha do Ermitão. A propriedade fica ao lado do parque e conta com formações rochosas impressionantes, parecidas com as que vimos nos Cânions do Parque. A trilha é leve, mas longa. Ela passar por mirantes, entra mata a dentro, eleva a uma pequena queda d’água no paredão e por fim a um imenso rio que corta a região do Guartelá. No retorno tomamos um típico café da região na casa da proprietária da área, foi uma delícia.

Conhecer mais essa beleza do Paraná foi renovador, nós recomendamos!