sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Primeira visita ao PETAR


No último feriado, decidimos encima da hora aproveitar para conhecer o famoso Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira – PETAR, que fica na cidade de Iporanga-SP. Não planejamos nada, simplesmente pegamos o carro e fomos!



E como acontece em toda viagem feita sem planejamento, um monte de coisas deram errado, a começar pelo caminho. Pegamos a Castelo ao invés da Regis e tivemos que passar por Apiaí e pegar a estrada de terra para chegar a Iporanga, mas no final deu tudo certo. Chegamos à cidade e encontramos uma Pousadinha boa e barata para ficar, a Casa de Pedra.

Para encontrá-la é só seguir as placas que tem pela cidade, foi assim que agente achou. Ela fica perto da praça da igreja matriz. A proprietária é uma pessoa muito simpática e tem dois ladradores lindos. As instalações são boas e o preço também, além do que, à noite eles servem um jantar muito gostoso e barato.

No dia seguinte pegamos o carro e fomos ate o núcleo Santana, do Parque. Lá contratamos um guia, que é um item obrigatório para entrar no Parque, e fomos conhecer as cavernas Santana, Couto e Morro Preto. Elas ficam praticamente na entrada do Parque e são muito interessantes.

Caverna Santana

Caverna Couto
Também tínhamos a idéia de conhecer a Caverna da Água Suja, mas estava muito frio e para acessá-la e preciso atravessar um rio com água na cintura, então deixamos essa para uma próxima visita.
Não aconselhamos pegar guias na porta do Parque como fizemos, por pura falta de conhecimento. Eles cobram muito mais caro pelo acompanhamento, que os guias da cidade e são cheios de artimanhas para te enganar e tirar mais dinheiro de você.

No segundo dia, pegamos uma indicação de um guia legal e honesto com a dona da Pousada e fomos conhecer o Portal da Caverna Casa de Pedra. A trilha é tranqüila e muito gostosa e o visual incrível, eu recomendo!

Portal de Pedra
Entrar dentro da caverna é proibido, mas só o visual daquela entrada enorme compensa. Fora que na trilha tem um rio lindo, que rende um banho se você estiver a fim.

Iporanga é uma cidade pequena e dispõe de poucos lugares para comer, então além da comida da pousada, provamos um restaurante novo que fica em frente a igreja. Ele oferece pratos mais requintados, mas é bem saboroso e tem comida vegetaria! Mas o preço é bem salgado, então não da para se animar muito.

Em breve, pretendemos voltar ao PETAR, quando o tempo estiver mais quente, para conhecer a caverna da Água Suja e outras atrações do lugar, porque essa visita nos deixou com gostinho de quero mais.

3 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    Que bom que vocês gostaram do passeio...

    Mas a legenda da terceira foto é Caverna Morro Preto.

    E também, o Petar não é só Iporanga...
    é 75% Iporanga e 25% Apiaí :s

    ResponderExcluir
  2. vc tem os contato da pousada e do guia, somos uma turna de universitatios de biológia e estamos afim de conhecer o local e estamos escolhendo o que seja bom e barato.. cassianobeijalor@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, vc pode pegar os contatos da Pousada no site www.pousadacasadepedra.com.br. Infelizmente, não tenho os contatos do guia, mas você pode pegar indicações de bons guias com a Sonia, a Dona da Pousada.

    ResponderExcluir