sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Terra e Mar em Ilha Grande – RJ

Mais um feriadinho chegando em São Paulo e mais uma vez aquela pergunta vem a nossa mente: “Para onde vamos?”. Afinal, para quem trabalha a semana toda, sem trégua, cada folga tem que ser bem aproveitada. Pensamos, pensamos, olhamos a previsão do tempo e decidimos conhecer a Ilha Grande no Rio de Janeiro.



O primeiro desafio é chegar. De São Paulo a viagem é longa, muitas horas na estrada até chegar em Angra dos Reis, mas não pare ainda, pois a maior oferta de barcos que fazem a travessia para ilha está em Conceição de Jacareí, um pouco depois de Angra.

Como chegamos tarde da noite resolvemos pernoitar em Conceição de Jacareí mesmo e seguir para Ilha no primeiro fast boat do dia seguinte. Perto do cais tem várias pousadinhas e pessoas que alugam quartos justamente para pernoite dos turistas que vão para a Ilha, então foi fácil achar um lugar para dormir.

No dia seguinte, deixamos o carro em um estacionamento e seguimos para Ilha. Chegando na Vila de Abrão, fomos em busca de uma pousada boa e barata, pois hospedagem por lá é algo bem caro. Encontramos um bom custo beneficio na Pousada Guapuruvu, que fica um pouco afastada da praia, mas tem quartos muito agradáveis e um café da manhã bem justo. Então, fica a nossa indicação.



A Vila Abrão é bem badalada, lá ficam diversos restaurantes, pousadas e um monte de agencias que oferecem passeios de barco em volta da Ilha. Não se assuste, que tudo é muito caro para o que entrega, mas a exploração turística já mudou bastante a cara dessa Vila.



Em uma dessas agencia contratamos dois passeios de lancha. O primeiro é o que eles chamam de Meia Volta a Ilha e passamos por Lagoa Verde, Lagoa Azul, Saco do Céu, Praia do Amor, do Japariz e da Feiticeira. Todos esses lugares são muito lindos e ótimos para banho. O passeio vale a pena, apesar do preço, só fique atendo a oferta de almoço nas praias, pois o quiosque que o pessoal da agencia indica geralmente não é o mais barato. Outra opção também é levar um lanche, já que o passeio retorna para Vila de Abraão no meio da tarde.

 

O segundo passeio de lancha que fizemos foi o que eles chamam de Super Sul, que passa pela Ilha de Jorge Grego, Praia do Caxadaço e Dois Rios, nesta última foi onde ficamos mais, pois além de ser uma linda praia bem vazia, lá também é possível visitar as ruínas do antigo presido de Ilha Grande. Se você gosta um pouquinho de história, já vale a visita ao local, que esta bem conservado e conta com um museu que apresenta toda a historia da Ilha. Você também pode acessar a Praia de Dois Rios por trilha e se estiver cansado, pode voltar de barco, por um pequeno valor cobrado pelo pessoal que mora nessa comunidade.


Inclusive, é possível dar toda a volta na Ilha por trilhas. A maioria é bem sinalizada e de acesso fácil. Nós fomos por trilha até a Praia de Lopes Mendes, passando pela Praia de Palmas e do Pouso. A trilha é bem tranquila e gostosa, em meio a Mata Atlântica. E da Praia do Pouso também é possível retornar para Abraão de barco, por um pequeno valor.


Ilha Grande é um destina bacana tanto para quem curte o mar quanto para quem gosta de colocar o pé na trilha. Se este é o seu caso, vale a visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário