domingo, 20 de novembro de 2016

Parque Carlos Botelho em São Miguel Arcanjo-SP

Há muito tempo ouvíamos falar do Parque Estadual Carlos Botelho e um feriado nos trouxe a oportunidade de conhecê-lo. O Parque é uma área muito extensa de Mata Atlântica preservada e um exemplo de uso público bem positivo. Apesar de não ser perfeito, é bem estruturado e dentre os parque que conhecemos, achamos um bom modelo.


Ele abrange partes dos municípios de Capão BonitoSão Miguel ArcanjoSete Barras e Tapiraí. É cortado por uma estrada parque muito frequentada e conta com rios limpos e lindos. Também é habitado por muitos pássaros e outros animais que podem ser facilmente avistados em um fim de tarde, por exemplo.

Agora com um bebê, precisávamos escolher um local onde as trilhas fossem mais leves e o Parque Carlos Botelho foi uma ótima opção. Ficamos hospedados em São Miguel Arcanjo, uma cidade pequena, mas bem estruturada. A Pousada se chamava Villa da Mata e por um preço justo conseguimos um quarto muito confortável e limpíssimo.

Todas as trilhas dentro do Parque são guiadas por monitores que trabalham lá mesmo e você pode contrata-los por agendamento ou chegando cedinho na sede do Parque. Nós fomos no primeiro dia sem agendamento e conseguimos tranquilamente vagas para fazer a trilha do Rio Taquaral (4 km)  e a trilha da Represa (3 km). Ambas muito bonitas e planas, passando por áreas bem preservadas em que se avista muitos animais e um rio muito limpo e transparente, que rende um belo banho.

 
No segundo dia fizemos o agendamento para fazer a trilha da Figueira e da Cachoeira do Ribeirão Branco (as duas somam 10 km), no núcleo Sete Barras, que ficava outra ponta da estrada-parque. A trilha também foi muito tranquila, pois é bem plana e leva a uma enorme figueira e depois a uma bela cachoeira.



Além das trilhas, no percurso da estrada que corta o parque é possível conhecer outras cachoeiras, nadar no rio Taquaral e conhecer alguns mirantes. Tudo isso sem guias, pois esses locais são sinalizados na estrada. Então, vale a pena fazer esse percurso com calma, ir parando e conhecendo tudo.

Inclusive, antes de chegar no Parque, na estrada de São Miguel Arcanjo para o Parque Carlos Botelho existem algumas vinícolas familiares com parreiras de uvas muito bonitas, que vale a visita. Para quem gosta, também dá para degustar os vinhos e sucos de uva produzidos ali e assim fortalecer o comércio local.


São Miguel Arcanjo ainda conta com duas áreas particulares abertas a visitação: a RPPN Parque do Zizo que estava fechada justamente no feriado que estivemos por lá e o Parque da Onça Parda, que visitamos, mas não curtimos, pois é um espaço pequeno e mais interessante para quem procura um camping.

Sobre a cidade, apesar de pequena, tem ótima estrutura com supermercados, farmácias, padarias, restaurantes e lanchonetes. O único detalhe é que tudo fecha muito cedo e aos domingos e feriados o comercio fica fechado, então é bom ficar esperto.

Para jantar gostamos muito do bistrô Dom Pedro que serve porções e sobremesas ótimas e do restaurante Daruma que tem um PF bom e barato. Se passar por lá, aproveite para experimentar o queijo tipo chancliche que é produzido na região, você encontra em algumas padarias e restaurante. Nós provamos e aprovamos.

Um comentário:

  1. olá, boa tarde, adorei seu comentario sobre São Miguel Arcanjo e principalmente sobre nosso produto - Chancliche...quando voltar a nossa cidade vou te presentar com alguns ou posso te enviar..obrigado pelo elogio!

    ResponderExcluir