segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Enfim, bem-vindos a Cachoeira do Tabuleiro!

O grande objetivo da travessia Lapinha x Tabuleiro é alcançar por cima a grandiosa Cachoeira do Tabuleiro e esse foi o roteiro do nosso segundo dia de caminhada (veja como foi o primeiro dia no post anterior).
Mirante
 A partir do nosso ponto de apoio, a casa do Sr. José e Dona Maria, a trilha para a Cachoeira é tranquila, só descida. O que significaria uma volta um pouco mais sofrida, afinal teria muitas subidas pela frente. O tempo feio de manhã nos deixou desanimados, com medo da neblina que atrapalharia a vista da queda d’agua, mas conforme seguíamos pela trilha, o tempo foi limpando e chegamos ao mirante já com o tempo aberto.


A Cachoeira do Tabuleiro é a mais alta de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil com seus 273 metros de altura. De uma beleza impressionante, a o rio ainda forma belos cânions na parte alta que rendem deliciosos banhos e “hidromassagens” naturais.


Quando chegamos à base da Cachoeira, além do visual deslumbrante da queda, tivemos também duas grandes surpresas. Primeiro um show de um revoada de Andorinhas que brincavam no ar, envolta da queda d’agua e depois a chegada de uma turma do Canal Off, que estava gravando o salto de base jump de quatro paraquedistas, para o Programa Abismo.



Nós nos divertimos assistindo a gravação e os saltos da galera, cachoeira abaixo. Depois ficamos até o final do dia curtindo as quedas d’aguas e poços formados ao logo do curso do rio.



No último dia, acordamos cedo, nos despedimos do pessoal e seguimos para a parte baixa da cachoeira do Tabuleiro que é a área mais visitada pelos turistas.

Como para acessar a parte de baixo é necessário passar pela portaria do Parque, são cobrados 10 reais por visitante. Meio estranho, já que já estávamos dentro da área do Parque, mas ok. Pagamos e seguimos a trilha para o poço.


Há quem prefira a parte baixa, mas para nós, poder admirar esse monumento da natureza por cima foi a melhor parte da travessia. Como o tempo não estava muito bom, não ficamos muito e logo encaramos a subida de volta a portaria e a estradinha até a pequena Vila de Tabuleiro. Como o ônibus da Vila para a rodoviária de Conceição do Mato Dentro -MG só iria passar no dia seguinte, pernoitamos no Tabuleiro Eco Hostel que é bem bacaninha.

Fique atento que esse ônibus de Tabuleiro para Conceição só passa alguns dias da semana e apenas no período da manhã. Então, se informe no Hostel para programar a sua viagem. Essa região é bem precária em termos de transporte público e os taxistas “enfiam a faca” nos turistas.

Fazer essa travessia foi uma experiência muito especial e apesar dos custos de passagem e guia no feriado, valeu a pena. Minas Gerais é um estado muito acolhedor e cheio de belezas que vamos descobrindo a cada visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário