quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Ano Novo em clima mineiro, em Passa Quatro-MG

O Ano Novo deve ser o feriado mais caro do ano para quem quer viajar. Passagens, hotéis, tudo com preços nas alturas e vagas esgotadas. Mas como tínhamos uns dias a mais de folga nesse período, resolvemos não desperdiçar e fazer uma viagenzinha mais barata para conhecer Passa Quatro, em Minas Gerais.
Cachoeiras, Picos e uma cidade tranquila foi o que encontramos por lá. Ficamos em uma Pousada Chamada Ponto 4, bem simples e econômica, mas com ótimo atendimento e longe do barulho centro da cidade, em um bairro bem sossegado.



Nosso objetivo principal era conhecer alguma coisa da Serra Fina, mas achar um Guia que fizesse alguma trilha conosco por lá não foi fácil. Apesar de ser bem turísticas, existem poucas pessoas na cidade que fazem serviço de guia. A maioria vem de fora, por conta da famosa travessia da Serra fina.
Enquanto não encontrávamos um guia, aproveitamos para explorar as cacheiras da região que são de fácil acesso. Algumas são bem legais, outras estão bem detonadas pelo uso descontrolado e por intervenções humanas.

No primeiro dia, conhecemos a Cacheira da Gomeira que é bem bonita e gostosa para tomar uma ducha, mas é preciso subir até a primeira queda para aproveitar o visual. Para chegar, pegue um mapa na cidade e pergunte muito, porque quase nada tem sinalização por lá.

Depois fomos tentar conhecer o poço do Quilombo, que não achamos! Na estrada existiam algumas placas, mas sozinhos não conseguimos encontrar. Por acaso, vimos nessa estrada o Ingazeiro que é uma árvore famosa por lá por ser centenária e gigantesca.

No outro dia, fomos ao Rio Verde, que é igualmente difícil de encontrar, mas que compensou todo o esforço, porque o lugar é lindo. A água é verdinha e tem várias quedas que formam deliciosos poços para se refrescar do calorão. Ficamos por lá quase o dia todo só curtindo a parte menos acessada que eles chamam de Paraiso, por que será?

Neste dia também passamos pela Floresta Nacional de Passa Quatro, mas a cachoeira lá foi uma grande decepção. Além de estar lotada de gente, ela tem um poço feito de concreto, uma intervenção horrorosa que acabou com toda a beleza do lugar. O Parque em si é bonito e bom para quem quer fazer uma caminhada relaxante.

A noite, como era virada de ano, fomos para praça, como todos os habitantes da cidade. Assistimos uma queima de fogos bem legal promovida pela prefeitura. Depois rolou uma banda local tocando na pracinha que animou a galera. O lugar ficou lotado, foi um dos maiores eventos da cidade!
Enfim, no nosso último dia na cidade conseguimos um Guia! Encontramos o Guto (Cel. 35 9169-9878) um guia muito experiente e gente boa que por um preço honesto nos levou no Pico do Capim Amarelo, que é a primeira parada para quem faz a travessia da Serra Fina.



A trilha é linda e a vista da Serra Fina compensa todo o esforço, mas é melhor avisar: não é uma subida fácil! O ponto de partida foi a Toca do Lobo, passamos por dentro de uma pequena mata e depois a trilha é toda exposta no Sol, que em dezembro não estava fraco. Subimos e descemos montanhas até alcançar o Pico. É subida que não acaba mais, daquelas bem fortes. Então, é preciso sim um preparo físico legal para dar conta de todas as subidas que hora são em chão de areia, com pedras soltas ou em meio ao capinzal.
O Pico tem esse nome por conta do capim que no sol fica com um aspecto dourado. Lá de cima, além da Serra Fina, é possível avistar outros picos da região como o Itaguaré. Usamos o dia todo para fazer a trilha com tranquilidade e ficamos com um gostinho de quero mais, pois ainda existem outros picos para conquistar por ali, mas os nossos dias de folga tinham acabado.

Mas antes de acabar esse post não podemos deixar de compartilhar com vocês as nossas dicas gastronômicas de Passa Quatro! Como uma boa cidade mineira, os queijos e doces de leite são uma delícia. Promovamos e aprovamos os produtos da Ecila Latícinios e de uma loja que fica ao lado da estação de trem. Para um café no final da tarde, um milk-shake espantar o calor ou um açaí depois da trilha a nossa recomendação é o Café e Cia, que fica na frente da praça dos Leões. O lugar é todo charmosinho, simpático e com preço bom.



Um dia jantamos em um rodizio de pizza bem gostosinho e com várias opções vegetarias, se eu não me engano o restaurante chamava seis e meia, mas também é a única pizzaria da cidade! Mas o melhor lugar de todos foi a esfiharia Monte Líbano, essa é um show a parte!


Praticamente, no quintal da casa do seu Chico, ele e sua família servem esfihas e outros pratos árabes feitos na hora e na frente do cliente! Você se sente jantando na cozinha de um velho amigo, com direito a prosa e pratos que vem do forno para sua mesa. O sabor é delicioso e o ambiente aconchegante, mas atenção, são só seis mesas, então tem que reservar para conseguir experimentar as delícias do seu Chico. Achar o local também não é tarefa fácil, mas pergunte pela cidade, todo mundo conhece o local.
Definitivamente, Passa Quatro é uma cidade muito especial e fez da o nossa virada de ano um momento muito especial. Se você ainda não conhece, corre para lá e aproveite toda a hospitalidade do povo mineiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário